05 dicas para usar o Whatsapp Business!

O Whatsapp é o app mais popular de comunicação instantânea do momento. Dificilmente você encontra alguém que não tenha o aplicativo instalado no celular.

Por esse mesmo motivo, muitos negócios adotaram a comunicação pelo Whatsapp: de jornais até a pizzaria delivery perto da sua casa utilizam o app para informações e vendas.

Se já funcionava bem antes, agora vai funcionar melhor ainda com o Whatsapp Business, voltado especialmente para negócios.

O lançamento do Whatsapp Business é uma grande vitória para quem utilizava o app como parte estratégica do seu negócio.

Afinal, por causa da estrutura original do app, algumas funções são mais difíceis quando pensamos em envio de mensagens em massa, cadastro de clientes e informações próprias.

Sem contar a questão econômica que isso representa. Algumas ferramentas foram desenvolvidas especialmente para atender negócios que usam o Whatsapp para clientes.

Tais ferramentas são pagas, gerando um investimento maior por parte dos donos de comércio ou gerentes de produto.

Devo migrar para o Whatsapp Business?

Mesmo que você já esteja habituado com o app convencional para se relacionar com seus clientes, o Whatsapp Business é dedicado para essa função.

Dessa forma, ele foi pensado para dar mais poder aos comerciantes, empreendedores, gerentes etc. Tais mudanças visam apenas melhorar sua experiência e a do cliente também!

Veja alguns exemplos:

  • Perfil: você pode criar um perfil para seu negócio mostrando qual é o seu segmento, o seu site, localização e informação de contato;
  • Mensagens Automatizadas: você pode criar mensagens automáticas para receber seus clientes ou para indicar que você está off-line naquele momento;
  • Respostas Rápidas: otimize seu tempo gravando respostas para as perguntas mais frequentes;
  • Estatísticas: você pode ter acesso a métricas, saber o número de mensagens lidas, mensagens enviadas, etc.

Como fazer Marketing com o Whatsapp Business?

1. Esteja lá para seu cliente

O Whatsapp é uma ferramenta incrível de suporte ao cliente. Quando eles te procurarem, procure ser atencioso e objetivo. Mais importante ainda: nunca o ignore.

Com a função de mensagens automáticas e respostas rápidas, não há motivo para deixar o cliente falando sozinho!

2. Envie promoções e ofertas

Todo mundo gosta de receber um desconto ou estar por dentro de uma grande vantagem ou benefício. Portanto, procure enviar para seus contatos as ofertas daquele dia ou semana.

3.Envie lembretes e informativos

Avisar sobre consultas próximas, emenda de feriados, horário de funcionamento ou informar que a pizza acabou de sair para entrega e muito mais são exemplos onde o Whatsapp é bastante útil para engajar seus clientes, além de deixá-los satisfeitos.

4.Não envie mensagens em excesso

A não ser que a comunicação tenha partido do próprio cliente (como é o caso de tirar dúvidas etc), não encha o número dele de mensagens. Tenha um filtro bastante definido neste sentido. Envie mensagens realmente relevantes, nunca faça o papel de SPAM.

5.Não inclua o cliente em grupos

Incluir o cliente em grupos é a maior cilada que uma empresa pode se meter. Além de expor o número do seu cliente para dezenas de pessoas, os grupos promovem uma verdadeira enxurrada de mensagens que podem ser irritantes para o seu cliente. O melhor a ser feito é não criar um grupo.

Caso a prática faça parte da sua estratégia, inclua o número do cliente no grupo se, e somente se, ele permita isso.

E você, tem outras dicas para fazer Marketing através do Whatsapp Business? Então deixe aqui para a gente!

Scroll Up